quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fóssil mais completo do mundo de ancestral dos dinossauros


Prestosuchus chiniquensis, fóssil mais completo do mundo

Divulgado dia 14 de maio de 2010, um dos achados mais perfeitos da história da paleontologia, pesquisadores brasileiros descobriram o fóssil mais completo do mundo de um predador temível que vagava pela Terra antes dos dinossauros. A criatura de 6,7 metros de comprimento, chamado de Prestosuchus chiniquensis, viveu há cerca de 238 milhões anos atrás. Pesando aproximadamente 408 kg, ele pertencia a uma família de répteis chamados Tecodontes e tinha um crânio grande, profundo, com dentes serrilhados e uma longa cauda.
Em bom estado de preservação, o fóssil foi encontrado por uma equipe da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na região de Dona Francisca, a 260 Km de Porto alegre. O material estava localizado numa formação de rochas sedimentares, que era um lago a milhões de anos atrás.
Segundo palavras do biólogo Lúcio Roberto da Silva, que liderou a pesquisa junto com o paleontólogo Sérgio Cabreira, “É algo que jamais poderia imaginar – a qualidade da conservação e do tamanho dos fósseis são sensacionais. Eles eram predadores surpreendentes. Esta descoberta irá permitir uma melhor compreensão da anatomia do Prestosuchus e facilitar a reconstrução mais precisa do esqueleto do animal”.

Também é a primeira vez que são encontradas as patas traseiras em bom estado de conservação, o que ajudará a descobrir como essas criaturas se moviam. Essa espécie foi descoberta pela primeira vez no Brasil pelo paleontólogo alemão Friedrich von Huene, em 1983.

Texto tirado do blog.censanet,

Leia Também