quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fósseis de Baleia encontrados em Iguape SP


Os fósseis são de Baleia Azul de 6 mil anos

Um morador da cidade de Iguape, encontrou o objeto na areia da praia e avisou a equipe do Laboratório de Estratigrafia e Paleontologia da universidade. O professor da área e oceanógrafo Francisco Buchmann foi até a praia do Leste, em Iguape, e constatou que o material se tratava de ossos de uma baleia, em processo de fossilização. No local havia parte do crânio da baleia, parte da mandíbula, escápula, vértebras, costelas e uma parte do ouvido característica da baleia azul (Balaenoptera musculus), o que pôde definir a espécie do animal.
Os alunos e pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de São Vicente, no litoral de São Paulo, recolheram os fósseis da baleia azul, exima-se que o fóssil esteja no local há pelo menos 6 mil anos.
Um total de oito peças estão sendo restauradas e preservadas pelo especialista. Uma parte de um fóssil foi encaminhado aos Estados Unidos para análise. "O importante é descobrir como a baleia chegou lá e o que aconteceu com ela", explica Buchmann. As amostras serão datadas por testes de carbono 14 e, de acordo com esse estudo, será possível saber a idade do crânio e algumas características do animal e da época em que viveu.

Leia Também