quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Parque Rocha Moutonée em Salto SP ganha réplicas de dinossauros


Os dinossauros fazem parte do projeto de releitura do Parque Rocha Moutonée. Se movem e emitem sons; parque tem visitação gratuita.

O Parque Rocha Moutonée, em Salto (SP), passou por reforma e ganhou "novos habitantes". Foram instalados no local nove réplicas de dinossauros, que fazem parte do projeto de releitura do parque, declarado como monumento geológico por preservar um raro testemunho do período glacial no continente.
A Rocha Moutonnée é um granito róseo de idade estimada, cientificamente, em 500 milhões de anos. O nome Moutonnée é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha que possui formato arredondado, lembrando um carneiro deitado (mouton no francês, significa carneiro; moutonnée: acarneirada). As arranhaduras e estrias, produzidas durante a glaciação na era paleozoica (há 270 milhões de anos), são visíveis em sua superfície, comprovando este fenômeno da natureza e preservando seu valor geo-histórico. O Parque Rocha Moutonnée, com 43.338 metros quadrados de área, é o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente, e conta com completa estrutura para o estudo e para o lazer. Foi tombado em 1990 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico do Estado de São Paulo).
As réplicas estão abertas à visitação do público todos os dias, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Quem passar pelo parque poderá ver as diversas espécies, que imitam megalossauro, tricerátops, spinossauro, amargassauro, tiranossauro rex e um alossauro com um bebê dinossauro como presa.
Os dinossauros se movimentam com o auxílio de equipamentos eletrônicos e emitem sons que remetem à espécie. As réplicas servem como meio de contextualizar e facilitar a didática para que crianças e adultos assimilem as evidências científicas da formação dos continentes.

O Parque da Rocha Moutonée está localizado na Estrada do Sete Quedas, trecho que liga a Avenida da Convenção à Rodovia Dep. Archimedes Lammoglia, conhecida como Rodovia do Açúcar. Acesse o Mapa.

Leia Também