quarta-feira, 17 de julho de 2013

Descoberta nova espécie de dinossauro 'narigudo'

Da família dos tricerátopos foi encontrado em 2006 nos EUA

O nasutoceratops titusi é parte da família dos tricerátopos, mas tem como características únicas a presença de um nariz enorme e chifres excepcionalmente grandes. Descoberto por cientistas americanos, foi publicado no periódico especializado Proceedings, da Sociedade Real de Ciências Biológicas.
O fóssil foi descoberto em 2006, numa região desértica de Utah, mas os cientistas levaram anos para preparar e estudá-lo em detalhes. O nasutoceratops é apenas uma de várias espécies de dinossauros descobertas nesta região da América do Norte.
As rochas nas quais ele foi encontrado têm cerca de 75 milhões de anos, o que leva os especialistas a crer que ele teria vivido na Terra no período Cretáceo Tardio.
'Os chifres são, de longe, os maiores de qualquer membro de seu grupo de dinossauros - eles se curvam para os lados e para frente. Além disso, ele também tem o maior nariz de seu grupo', explica Loewen, acrescentando que o animal tem uma saliência atrás da cabeça.
Além dessas características distintas, o nasutoceratops também era um animal forte, pesando até 2,5 toneladas, o que lhe dava uma aparência bastante intimidadora.
Acredita-se que o deserto onde ele foi encontrado teria sido parte de um continente chamado Laramídia, que já foi descrito como um 'paraíso de fósseis'.
Mark Loewen, da Universidade de Utah e do Museu de História Natural do mesmo Estado, disse em entrevista à BBC que 'este dinossauro nos deixou completamente surpresos'. 'Nós jamais teríamos previsto que ele fosse ter essas características - é tão fora do comum para este grupo de dinossauros.'

Leia Também